Maternidade, psicopedagogia

DIY – Jogos caseiros para estimular o seu filho.

Desde que sou mãe, que me preocupo em procurar boa informação sobre as diferentes fases de desenvolvimento da criança. Enquanto profissional, o meu âmbito de trabalho foi sempre crianças a partir dos seis anos, o que quando me vi com um bebé no colo, fiquei bastante assustada por não saber o que era suposto acontecer naquela fase.

Conhecendo bem a fase de desenvolvimento em que uma criança se encontra, consegue-se perceber mais de metade dos dilemas que acontecem, conseguindo responder de forma mais eficaz, mas acima de tudo, de forma mais segura e tranquila.

Para além de ser importante conhecermos as fases de desenvolvimento é, igualmente importante (mais aliás), desenvolvermos uma relação de verdadeira presença enquanto pais. Estarmos e sermos presentes.

Uma forma natural de fortalecermos esse vínculo é brincando com eles. A nossa presença é o elemento essencial para eles nesse mundo da brincadeira e da partilha.

Acontece que (é automático em mim) quando estou a brincar com a minha filha, tento perceber que área cognitiva está a ser explorada naquela brincadeira: a linguagem, as emoções, o autocontrolo, a psicomotricidade…

Sempre que tenho tempo, procuro fazer pequenos jogos caseiros feitos por mim e um dos sítios onde vou buscar inspiração é no Pinterest. Para desenvolver a psicomotricidade então, posso-vos dizer que tiro de lá quase todas as minhas ideias.

Deixo-vos aqui a minha pasta de inspiração – Jogos de Estimulação do Pinterest. Nesta pasta encontram acima de tudo, actividades para trabalhar a motricidade global, motricidade fina, as cores, coordenação, cálculo, destreza, equilíbrio, a leitura, escrita, as emoções.

Mas acima de tudo, ao fazerem estes jogos caseiros com eles, estão a promover algo muito mais importante que qualquer área que escrevi acima: estão a promover e a desenvolver os vossos laços afectivos entre pais e filhos, estão a criar conexão, vínculo.

Espero que a minha pasta de inspiração vos inspire também, a serem pais empenhados em estar, simplesmente estar e brincar muito com os vossos filhos.

 

Bons DIY!

 

Vera Oliveira

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s