psicopedagogia

#1 Livros que todos os Pais devem comprar

Hoje começa uma nova sequela de post’s que irei escrever por aqui – Livros que todos os pais deveriam comprar.

Os dois livros que hoje sugiro são para ser saboreados, folheados de forma aleatória, sem ter que serem lidos do princípio ao fim. São para ser entendidos como fonte de brincadeiras, como fonte de inspiração para brincar com os filhos e saberem o que estão a estimular com “a” brincadeira. São para ser encarados como estimulantes da dinâmica familiar e do apego, do despertar das várias inteligências que as crianças têm e acima de tudo do BRINCAR. 

Sabemos hoje que não há “só” uma inteligência. A intelectualidade duma pessoa vai muito para lá da sua inteligência cognitiva e sabemos igualmente, que as várias inteligências se melhoram e desenvolvem-se à medida que crescemos. Assim como se desenvolvem as competências sócio emocionais, como o auto controlo ou a resiliência, a inteligência musical ou a lógico – matemática, também de estimulam e se desenvolvem.

O ensino formal é como a própria palavra indica: demasiado formal. Não se dão as devidas liberdades para se estimular as várias inteligências. Mais, não se procura saber qual a inteligência mais desenvolvida em cada criança, para se puder começar por aí! Não é o que acontece com crianças com dificuldades de aprendizagem, por exemplo? Péssimas na leitura,p.e., mas óptimas na dança, no desenho, na música… Mas isso, isso não interessa no ensino formal.

Não é permitido criar, imaginar, pois isso não está contemplado no programa educativo, não é método, nem técnica, “não foi assim que a professora que me ensinou” como muitas crianças me dizem… E depois? Se por este caminho, entendes melhor, faz mais sentido e o resultado é o mesmo, porque não? “A professora disse que era para fazer como ensinou”. Tristes fábricas de meninos e meninas.

Estes dois livros são então, uma espécie de lufada de ar fresco para pais que procuram ser os orientadores de um processo educativo libertador!

O primeiro livro é destinado a bebés desde o nascimento até um ano de idade. Este livro não é recente, remota a 1999 e foi escrito pela pedagoga Jackie Silberg. Este posso dizer-vos que utilizei-o muitas vezes no primeiro ano da minha filha. Reúne muitas actividades para serem feitas em forma de brincadeira, que ajudam a desenvolver não só, o aumento de sinapses ao nível cerebral, bem como a ligação afectiva entre o bebé e o cuidador através do contacto físico: no olhar, na fala carinhosa, no toque,…

Caso estejam interessados, podem comprar aqui.

O segundo livro, é fresquinho, acabadinho de sair. Foi escrito pelo professor Renato Paiva e aqui é possível ter num só livro um sem fim de actividades para estimular as várias inteligências das crianças. Muito interessante este livro, pois em cada capítulo faz um enquadramento teórico, suficientemente claro e sucinto, do que é cada inteligência e o que se espera que aconteça ao estimular essas áreas com jogos. São jogos destinados a crianças desde o nascimento até à adolescência e, mais uma vez, para serem vividos em partilha e dinâmica familiar.

Ainda não comecei a por em prática os jogos que lá estão, mas não vejo a hora de começar!

Caso estejam interessados em comprar, na Wook está em promoção aqui

Boas brincadeiras aí por casa!

 

Vera Oliveira

 

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s