psicopedagogia

#2 Livros que todos os Pais devem comprar

Sofie Münster, autora deste livro que vos trago hoje, é diretora da maior revista digital sobre parentalidade na Dinamarca – a NOPA – Nordic Parenting. Pena, não perceber uma única palavra. Mas com tradução, deu para perceber os temas interessantes que por lá se escrevem na página do facebook.

Penso que o sub título deste livro “o método dinamarquês para educar crianças felizes e bem sucedidas”, apenas é para alimentar a moda que anda por aí sobre todo um estilo de vida nórdico (que eu tanto aprecio, por acaso). Para quem anda nesta mudança de paradigma da educação e parentalidade positivas, conhecerá os termos que aqui a autora fala sobre como educar as crianças hoje em dia.

Porém, o que me fez gostar muito do livro foi toda a componente de exemplos práticos que a autora expõe. Portanto um must have para os pais que procuram saber como colocar em prática as mudanças comportamentais que idealizamos para os nossos filhos: quando desistem, quando sentem que não são capazes, quando fazem birras, como estarmos lá, sem fazermos o trabalho por eles, quando não têm confiança, desmotivam,…

Mais uma vez, é falado neste livro a importância de ensinar aos nossos filhos desde muito cedo uma capacidade: o autocontrolo. Tema que cada vez tem ganho mais importância no mundo da parentalidade e de como esta capacidade não é inata, mas sim ensinada ajudando diretamente a trabalhar outra competência nas crianças, muito importante: a resiliência.

Um dos temas que também gostei muito, pois é algo que nós pais, tentamos proteger ao máximo nos filhos, é ensinar que o difícil é melhor que o fácil. Que os caminhos que exigem luta, persistência, empenho, dedicação, concentração é que são os que vão ajudar a criança a ser mais feliz e uma adulta com mais confiança e auto estima.

Mais uma vez, esta autora vem falar da questão da inteligência não ser suficiente para alcançar o sucesso, mas são as competências não-cognitivas que vão ser a verdadeira vantagem no crescimento duma criança.

E ensina aos pais três regras para situações específicas muito importantes que são elas: ver os filhos como uma equipa, que trabalha em cooperação uns com os outros  e que estão lá sempre ao lado deles; a segunda regra é, perguntar antes de falar. Regra difícil de pôr em prática no dia a dia, pois a tendência é agir imediatamente e mostrar soluções e caminhos. Ensinar os filhos a pensar por si mesmo e a resolver as suas coisas é das melhores práticas para educar filhos confiantes e autónomos; e a terceira regra é mostrar aos filhos que o que é difícil é melhor do que é fácil. É para mim a mais desafiante, pois implica termos a capacidade de mudar todo um mindset nos nossos filhos.

Para adquirirem o livro, podem fazê-lo directamente, através deste link.

 

Vera Oliveira

 

 

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s