psicopedagogia

#3 Livros que todos os pais devem comprar

E cá estamos nós para falar de mais um livro que todos os pais devem ler.

Bem, se estão interessados em conhecer como o cérebro do vosso filho funciona em função das etapas de desenvolvimento em que se encontra, então vão já correr e comprar este livro.

Birras que não conseguem controlar, acessos de raiva inexplicáveis, comportamentos que não entendem o porquê,… Neste livro tudo é falado com base na neurociência e na prática da parentalidade consciente.

Os autores (um neuropsiquiatra e uma especialista em parentalidade) vão explicando ao longo do livro com exemplos muito práticos e com uma linguagem bastante acessível, como o cérebro da criança se desenvolve, o que esperar da criança em cada fase do seu desenvolvimento e o que fazer em cada uma delas.

Este livro ensina todos os pais a ligarem-se aos filhos, dando a conhecer como funciona o cérebro deles. Digamos que é uma espécie de manual de instruções em que se vocês conhecerem a fase de desenvolvimento em que o vosso filho se encontra e o que é normal acontecer nessa fase, aprendem em primeiro lugar a relativizar mais de metade dos vossos conflitos com os filhos e em segundo a aceitar e a ligarem-se emocionalmente a eles. É fan-tás-ti-co!

Por exemplo, sabem o que fazer quando uma criança de 2-3 anos faz uma birra quando não que ir tomar banho? A resposta poderá ser, “vai a bem ou a mal, pois faz parte da rotina e ele já sabe isso” ou “digo que é um feio em fazer o que está a fazer, já és grande para estares com essas coisas” ou “deixo-o sozinho a fazer a birra, ignoro-o, pois o que quer é atenção”,… Podem ser muitas as respostas, mas a pergunta que se coloca é? Porque é que ele faz estas birras do “nada”? Como é que eu lido com estas birras?

Este livro ensina-o a ver o porquê das coisas acontecerem e de como podemos e devemos responder. Quando respondemos a um filho com conhecimento do seu funcionamento cerebral é aí que todo o instinto parental funcionará em pleno!

Atenção! Este livro não ensina como acabar com os problemas e divergências, até porque todas as fases do desenvolvimento humano (principalmente até ao final da adolescência) carecem de conflito interno/externo para se encontrar o equilíbrio,  mas vai certamente ajudar a diminuir a intensidade deles.

Aconselho vivamente este livro para pais de crianças até aos 12 anos.

Podem encomendar o livro por aqui!

 

Vera Oliveira

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s