psicopedagogia

#4 Livros que todos os pais devem comprar

Há uns tempos, li na capa de uma revista para pais, o seguinte título “Como acabar com os conflitos”.

Fiquei então a pensar, o quanto deve ser desesperante para os pais, lerem estes títulos e considerarem a hipótese de que é possível viver sem conflito. Simplesmente não é! O conflito não só é necessário, como está intrínseco nos nossos genes, como instinto de sobrevivência e de desenvolvimento pessoal e em grupo.

Então este título que li, poderia intitular-se, por exemplo, desta forma, “Como resolver conflitos”. Mais real. E que vai de encontro às verdadeiras necessidades de cada um de nós. Podemos evitar o conflito (quero crer, que ninguém gosta de conflito, estando no seu perfeito juízo), mas o que nós verdadeiramente gostaríamos, era ter a capacidade para resolver os conflitos que surgem na nossa vida, da melhor forma possível, de forma a que ambas as partes fiquem bem. E isso poderá, de facto, não ser uma tarefa fácil.

Este livro que vos trago hoje, “Pára de chatear a tua irmã e deixa o teu irmão em paz” da autora Magda Gomes Dias, fundadora da Escola de Parentalidade e Educação Positivas ( link directo aqui, caso tenham curiosidade em saber mais sobre o trabalho que ela faz), fala sobre isso. De conflitos. Mas mais do que falar em conflitos dentro duma rede familiar entre pais e filhos e entre irmãos, fala sobre o amor que existe dentro dessa rede e na forma como partilhamos esse amor aos nossos filhos. 

Neste livro, vão encontrar dezenas de pontos de identificação em que se vão rever, mas acima de tudo, vão aprender alguns pontos que eu considero fundamentais: Reconhecer as necessidades que cada um de nós em casa precisa. Quais são as minhas necessidades enquanto mãe/pai? Quais são as necessidades do meu filho mais velho/mais novo?  Até porque, verifico que muitos pais acham que os filhos têm as mesmas necessidades ” Com o teu irmão foi assim, portanto contigo também é assim”, “Olha a tua irmã que aceita as coisas que lhe digo à primeira”. É um clássico, esta questão de colocarmos os filhos no mesmo saco, como que ignorando as diferenças de carácter.

Outro ponto que considero fundamental e que este livro clarifica, é a questão base sobre este processo da educação parental: Que tipo de mãe/pai quero ser para os meus filhos? Que tipo de ensinamentos, de valores, de mensagem, quero passar à medida que eles crescem.

O objectivo deste livro não é acabar com os conflitos, mas sim oferecer ferramentas para saber lidar com eles! Pois o desejo de qualquer pai com mais de que um filho é que eles sejam amigos, parceiros e felizes um com o outro.

Em gabinete, tenho sugerido este livro a pais de crianças que estão referenciadas na escola com problemas de comportamento, Hiperactividade, Défice de Atenção. (Irei falar destes temas sensíveis num post à parte). Este livro também o recomendo a professores.

Pois para mim, este post, tem o título errado. Não é um livro que todos os pais devem ler. É um livro que todo o educador deve ler. Seja pai, avó, tio, padrinho, educador de infância ou professor. Para todo o adulto que contacta diariamente com crianças e que tem um papel activo no processo educativo.

 

Vera Oliveira

 

Uma opinião sobre “#4 Livros que todos os pais devem comprar”

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s