psicopedagogia

Psicomotricidade e Dificuldades de Aprendizagem

No post anterior O que os pais precisam de saber sobre a Psicomotricidade explicou-se o que era a psicomotricidade e os seus elementos principais.

Hoje irei falar sobre as principais dificuldades de aprendizagem que podem surgir quando o desenvolvimento psicomotor não decorre dentro do esperado.

A praxia é a função que permite a realização de gestos coordenados e eficazes e  resulta da integração sistémica de processos motores, processos afetivo-emocionais e também de processos cognitivos.

A noção de praxia está associada à noção de aprendizagem, de experiência, de repetição variada, de treino para ganhar automatismos e flexibilidade.

“só nos podemos tornar pianistas tocando assiduamente piano”

Quando não existe a devida estimulação ou quando estão implícitas imaturidades no desenvolvimento motor, cognitivo, percetivo, dá origem a desordens que se vão manifestar ao nível da aprendizagem, originando dificuldades de aprendizagem.

Irei falar de três desordens, que têm repercussões ao nível do contexto de aprendizagem escolar.

Dispraxia

Disgrafia

Instabilidade Motora

Dispraxia é uma perturbação da organização cerebral que afeta a planificação motora, na qual a criança apresenta défice em planificar, coordenar, executar e auto-regular movimentos voluntários especializados e relacionados com uma dada atividade (copiar figuras geométricas,p.e.). Os movimentos são produzidos de forma lenta, torpe, imprecisa, episódica, desintegrada e dessincronizada.

Crianças com este tipo de desordem apresentam dificuldade em manusear brinquedos e jogos que requerem destreza; dificuldade em usar habilidades em circunstâncias diferentes; dificuldades relacionadas com a escrita, atividades físicas e habilidades sociais e pessoais como comer, usar a casa de banho e vestir-se; apresentam ainda má postura escritural e dificuldades acrescidas na motricidade fina e na grafomotricidade.

Disgrafia é uma perturbação de tipo funcional que afeta a qualidade da escrita da criança, no que se refere ao traçado ou à grafia. É uma forma de dispraxia!

As crianças com esta desordem apresentam uma série de características tais como, postura gráfica incorreta, forma errada de segurar o instrumento com que se escreve, deficiências de preensão e pressão na escrita, ritmo de escrita muito lento ou excessivamente rápido, letra excessivamente grande, formas das letras alterada, alterações na inclinação da letra, espaçamento das letras ou das palavras irregular, traçado bastante irregular e falhas na ligação entre as letras.

Instabilidade Motora tem uma prevalência nos problemas motores, resultante de alterações mínimas ao nível cerebral que provoca atrasos de maturação. No entanto, também pode ter origem em  fatores orgânicos como por exemplo, o estilo de educação parental. (Falaremos num outro post, de que forma a educação parental influencia a aprendizagem!)

Os traços/comportamentos que a criança apresenta são vários: apresenta-se como uma criança inquieta e irrequieta, desassossegada e impulsiva, com dificuldades de orientação e em seguir instruções, em permanente desatenção e super estimulação, com atitudes de oposição e de negativismo, de confrontação, com dificuldades de ordenar experiências no espaço e no tempo e dificuldades de atenção, fixação e focagem em pequenos detalhes.

Mas atenção…Não confundir Instabilidade Psicomotora com Hiperatividade!

A  criança hiperativa, para além de uma instabilidade psicomotora e independentemente do seu aspeto vivo, apresenta uma característica de lentidão e de torpor com uma frequência elevada de inêxitos em tarefas que exijam um mínimo de planificação motora.

A PHDA (perturbação de hiperatividade com défice de atenção) é uma perturbação neurobiológica com alterações mais graves no desenvolvimento cerebral, provocando alterações ao nível das funções executivas.

Enquanto pais, é crucial que procurem sempre técnicos especializados para serem feitos de forma correta os despistes. Existem muitas características idênticas nestas três desordens que sucintamente falei e que facilmente poderão ser confundidas. Deparo-me não uma, ou duas vezes, mas sim dezenas de vezes com crianças mal diagnosticadas e que ficam presas a um rótulo que não lhes pertence.

É igualmente, urgente perceber a necessidade de uma reeducação psicomotora, de forma a prevenir e compensar atrasos de desenvolvimento motor, emocional, cognitivo que dão origem a dificuldades de Aprendizagem Gerais e/ou Específicas.

 

Vera Oliveira

 

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s